Manipulação

byocare_farmacia_manipulacao_manipulacao

Motivos para manipular seu medicamento

O medicamento é feito para você; pois é dosado e quantificado levando em conta informações relevantes como seu peso, faixa etária e sexo.
No medicamento manipulado, o médico pode prescrever doses que não estão disponíveis nos medicamentos industrializados, atendendo as peculiaridades de cada paciente.
Ao ser manipulado o medicamento é produzido obedecendo a receita médica, sendo assim, é feita na quantidade exata para a duração do tratamento, evitando-se uma eventual automedicação.
A quantidade do medicamento é calculada para o tempo do tratamento,  avaliando a quantidade de cápsulas ou outra forma farmacêutica somente para o tempo necessário, evitando também o desperdício.
Dá a possibilidade de associar vários princípios ativos em uma só fórmula, diminuindo o número de comprimidos ou cápsulas a serem ingeridas, facilitando a administração do tratamento por parte do paciente.
Entre as várias formas farmacêuticas temos capsulas,  xaropes, gotas, géis, florais, loções,  “sachês”, gomas, chocolates que atendem  aos mais diversos pacientes, ajudando na prescrição médica para crianças, pacientes com dificuldade de deglutição e idosos.
O farmacêutico trabalha na análise da prescrição e supervisiona toda a linha de produção do início ao final do produto, orientando o paciente quando necessário, e quanto a efeitos adversos ou situações especiais de uso e conservação do medicamento.
Em caso de dúvidas consulte sempre o farmacêutico!
O rótulo é personalizado, pois na entrada da receita, o rótulo já é impresso recebendo número de controle que o acompanha até a entrega, evitando trocas e confusões.
Trabalhamos com as mais renomadas distribuidoras de insumos farmacêuticos, todas certificadas e monitoradas pela ANVISA, ANFARMAG e outros órgãos de controle, atestando a qualidade de nossos produtos e garantindo a eficácia do seu tratamento.
Esta parceria nos proporciona obter em primeira mão as inovações do mercado farmacêutico.

Processos de manipulação

Os fornecedores são qualificados previamente qualificados, onde são requisitados os documentos que comprovem a regularidade perante ANVISA, CRF, Vigilancia Sanitária.
Assim que chegam, as matérias-primas são colocadas sob quarentena em ambiente climatizado e controlado, até que se façam todos os testes para assegurar a sua qualidade.
Após esse processo, é incluído no sistema da farmácia o numero de lote (que já vem do fornecedor) e acompanha o medicamento sendo possível identificar em quais formulas ele foi utilizado e de qual fornecedor ele veio.
São aplicados, na materia-prima recém chegada, testes para averiguar o grau de pureza e eficiência medicamentosa, conforme padrões pré-estabelecidos, para só depois serem liberados para a manipulação.
Após a manipulação, as formulas recebem os rótulos individualmente, sendo que esta contem os dados do paciente, medico prescritor, e numero de ordem de produção.
Todas as formulas passam pelo controle de qualidade final onde recebem os rótulos previamente impressos e recebem ainda, uma conferencia final para confronto do rótulo com a receita.
A partir daqui a receita é encaminhada para o laboratório especifico de acordo com a forma farmacêutica a ser utilizada, que separa os ativos e é finalmente produzida obedecendo-se as dosagens prescritas.
Nossa farmacêutica analisa a receita checando dosagem e eventual incompatibilidades entre as substancias.
Ao ser entregue ao cliente, o medicamento recebe nova conferencia e o atendente presta as informações adicionais que sejam requeridas pelo medicamento, como uso, forma de acondicionamento do mesmo.
Back to Top